Confira todos os cuidados que você deve ter ao adotar um filhote de gato!

Confira todos os cuidados que você deve ter ao adotar um filhote de gato!

No blog desse mês, saiba quais são os principais cuidados ao adotar um filhote de gato! 

Decidir adotar um gatinho é sempre motivo de grande entusiasmo, expectativa e alegria, afinal ter um pet em casa deixa tudo mais divertido. Porém, é muito importante lembrar sempre das responsabilidades e cuidados que se deve ter, principalmente sendo filhotes. 

Nessa fase é onde deve-se ter mais atenção, pois os gatos independente da raça, precisam de cuidados especiais para garantir seu bem-estar, saúde e são as primeiras primeiras semanas de vida que são as que mais influenciam na definição do comportamento do pet, se ele vai ser mais dócil, agitado e até como será seu convívio com outros animais. 

Desde a escolha da ração, acessórios e qual vai ser o cantinho para dormir demanda atenção e é motivo de dúvida para muitas pessoas e foi pensando nisso que decidimos trazer algumas dicas dos principais cuidados com filhote de gato e como tornar essa adaptação mais tranquila e saudável tanto para você quanto para o seu pet.  

Dicas de como se preparar para receber seu novo filhote de gato

Confira agora as melhores dicas para preparar bem o seu filhote para essa nova fase da vida de vocês!

Separe um ou mais cantinhos confortáveis especialmente para o seu gatinho

O momento no qual o pet está de adaptando ao novo lar e as novas pessoas que serão a família dele, é muito delicado. Por isso a importância de separar espaços que possam deixar seu gatinho confortável, aconchegado e seguro. Tocas com bordas almofadadas e cobertores ou toalhas quentinhas podem fazer muito bem ao seu filhote. Além de que filhotes de gato costumam dormir bastante, então esse é mais um motivo para providenciar cantinhos especiais para seu pet poder dormir confortavelmente. 

Providencie uma caixinha de areia

Uma das maiores e mais conhecidas vantagens dos gatos é que eles são bastante higiênicos. É praticamente parte do instinto do gato enterrar suas necessidades fisiológicas logo após faze-las. 

Então é imprescindível providenciar uma caixa de areia para o seu gatinho em lugares estratégicos e de fácil acesso, mas nunca próximo das comidas e bebidas, já que os felinos não curtem nenhum cheiro próximo ao alimento deles. 

Cuide da alimentação

A alimentação correta dos filhotes de gatos nos primeiros meses de vida é muito importante e deve ser seguida de maneira correta. 

Caso o gatinho não tenha sido desmamado do jeito certo ou no tempo adequado, pode ser indicado o uso de fórmulas ou de leites artificiais específicos para pets que promovam o crescimento. E ao contrário do que muitos pensam, os leites de vaca ou de cabra não são recomendados, podendo causar diarreia ou outras complicações. 

Porém, se ele já estiver comendo ração, o ideal é escolher uma ração que seja adequada para a idade do pet e que seja de qualidade, já que é esse alimento que vai garantir o crescimento e desenvolvimento saudável do pet, refletindo assim na sua vida adulta. 

Acostume o seu filhote de gato ao banho 

É hora de deixar aquele papo de que gato não gosta de banho para trás! É importante acostumar o felino ao banho desde as primeiras semanas de vida, claro que com muito cuidado e atenção para não tornar a experiência em um momento traumático. 

No primeiro banho, é recomendado começar aos poucos, sempre com água morna, em um ambiente tranquilo e tentar manter algumas brincadeiras ao longo do processo e até oferecer alguns petiscos, para que assim ele se acostume da melhor forma possível. Outro truque é mostrar a toalha e o secador ao pet, para que ele já fique familiarizado e não se assuste tanto quando começar a ser usado. 

Com isso, seu filhote de gato vai ficar cheirosinho, relaxado e com mais facilidade de se adaptar ao banho e começar a gostar desse momento. 

Se atente a segurança do seu pet 

É fundamental telar todas as janelas da sua casa e bloquear todos os acessos que podem dar na rua para que seu gatinho fique protegido de verdade. Lugar de gato é dentro de casa em segurança. 

Quando precisar tirar o pet do lar, a caixa de transporte é igualmente importante – tanto para a segurança como para a socialização do felino.

Leve seu filhote ao veterinário

Assim como os humanos, os filhotes de gatos precisam de acompanhamento veterinário para se certificar como está o desenvolvimento dele, se a saúde está sob controle e se todas as vacinas e a vermifugação estão em dia. Esses procedimentos auxiliam a prevenir graves doenças e problemas que possam ser prejudicais a saúde do animal. 

Esses cuidados são os mais essenciais para garantir que você cuide do seu filhote de gato da melhor forma possível, garantindo que ele cresça saudável e feliz, deixando seu lar mais alegre com essa companhia que não poderia ser melhor! E na Pets House você encontra o melhor suporte para você e para o seu pet nesse novo momento ou em qualquer outro da vida dele, já que contamos com diversas especialidades e nos importamos tanto em cuidar com muito carinho!

Acesse www.petshousecentroveterinario.com.br/clinica e conheça os serviços da nossa clínica.

Para mais conteúdos mensais com tudo sobre cães e gatos, continue de olho em nosso blog mensal: www.petshousecentroveterinario.com.br/blog

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Ainda não baixou o guia completo de vacinas para caês?