Gato miando muito? Saiba o que o seu bichinho está querendo dizer!
adorable meowing red kitten outdoors in the street

Gato miando muito? Saiba o que o seu bichinho está querendo dizer!

Seu gato está miando com frequência e você não sabe o pode significar? Leia este post e confira quais são os motivos para gato miando em excesso.

O miado é a forma como os gatinhos costumam se comunicar, seja para expressar sua reação ou demonstrar que algo está errado. Se o seu gato está miando repetidamente, fique atento (a): ele pode estar passando por algum problema. Quer descobrir quais as principais causas do gato miando? Continue lendo este post para saber mais! 

Por que os gatos miam?

Os hábitos de comunicação entre gatos costumam variar. Nem todos os gatos costumam miar frequentemente. Alguns miam em casos muito específicos, como os que serão apresentados aqui no blog da Pets House. Apesar disso, os miados de cada gato variam muito de acordam com a personalidade deles. Alguns gatinhos miam muito pouco, enquanto outros miam bastante. Alguns tipos de miados podem ser identificados pois possuem características em comum! 

Tipos de miado 

Por cada gato ser um ser individual e possuir as suas próprias características, pode ser difícil saber o que cada som pode significar. Apesar disso, é possível evidenciar os sons comuns de algum sinal específico. Os tipos de miado de gato são diversos, sendo os principais deles: 

  • Gato miando de fome

Este é o sinal mais comum e o mais fácil de ser identificado. Normalmente, o gato miando de fome fica próximo ao pote de comida, praticamente pedindo por ela. Gatos que se entrelaçam entre as pernas dos donos também demonstram a falta de comida, então pode ficar tranquilo (a), se o seu gato está com fome, ele não vai parar até conseguir o que tanto quer! 

  • Gato miando para chamar a atenção

Os gatos podem parecer diferente dos humanos, mas eles são bem espertinhos quando querem! Eles pedem por carinho e atenção miando, como se estivessem chamando seus donos para uma conversa. Existem animais que não miam, mas não se preocupe, isso não significa que ele goste menos de receber carinho e atenção. 

  • Gato miando de dor 

Quando os gatos costumam a miar com muita frequência e apresentar sinais físicos de dor (comportamentos anormais), leve-o imediatamente para o veterinário para uma consulta. Os gatos são animais bem discretos, e sabem disfarçar suas dores, o que não é um fator positivo. Preste muita atenção caso seu gato esteja miando ao usar o banheiro, ao se alimentar ou em qualquer outra atividade, qualquer um desses sinais pode indicar alguma doença que precisará de mais atenção. 

  • Gato miando de medo  

Estresse, medo e ansiedade também são sinais que podem ser detectados para gatos miando excessivamente. Idas ao veterinário, visitas em locais diferentes e sustos com animais estranhos podem ser muito estressantes para os gatinhos. Para não deixar que eles sofram com o medo, dê conforto: encubra-o com um cobertor, deixe a casa dele bem quentinha e confortável e evite que ele veja alguma movimentação estranha por perto. 

  • Gato miando para alertar sobre alguma coisa 

Seu gato mia como se estivesse gritando? Se ele fizer isso, a possibilidade de algo ou alguém estranho estar sob seu olhar é alta. Normalmente, este tipo de miado é acionado na presença de outros animais, pois o gato, principalmente os machos, gostam de demonstrar que são os donos do seu território. 

  • Gata miando no cio

Este é um dos tipos de miados mais fáceis de serem reconhecidos. Neste período, as gatinhas costumam a miar bem alto, indicando que elas estão neste momento e que estão disponíveis para os machos. Para evitar que elas fiquem muito exaltadas, castrar é a solução mais eficaz, além de prevenir doenças e uma gravidez indesejada. 

Existem diversos tipos de miados de gatos, como para entrar em algum lugar, de felicidade por estarem na presença dos seus donos e de seus estados e condições, como quando eles estão com calor ou frio, por exemplo. Você pode se atentar, inclusive, aos tons dos miados dos gatos. 

  • Curto e agudo: normalmente, representa felicidade e excitação;
  • Tom médio: pode indicar fome ou algum problema que precisa ser solucionado, como limpeza da caixinha ou troca do pote de água;
  • Longo e grave: é o tipo de miado que mais deve preocupar, afinal, representa alguma dor ou incômodo grande, como doenças ou estresse. 

Características como essas podem motivar alguns tipos de miados de gato. Por isso, é essencial que você esteja 100% atento (a) aos sinais que o seu gatinho ou gatinha transmite, e possa diagnosticar qual é o pedido dele. Porém, tenha cuidado: se toda vez que o seu gato miar você recompensá-lo com um petisco, ele irá se acostumar e isso virará um costume. Eduque-o para que os miados sejam apenas casualmente e em casos realmente necessários. 

Cuidar do seu gatinho envolve muitas questões. Além de prestar atenção a esses sinais, o cuidado deve ser diário! Os miados de gato podem sim estar relacionados a problemas na saúde, e por isso, o ideal é sempre fazer checkups anuais, garantindo que a saúde dos gatinhos esteja em dia! A Pets House é profissional em diversas especialidades, como Cardiologia, Dermatologia, Acupuntura, Nutrição Clínica, entre outras.

Venha fazer uma visita, será um prazer receber o seu bichinho e oferecer a ele o melhor tratamento!

Acesse www.petshousecentroveterinario.com.br para agendar seu horário!
Para ficar por dentro de mais dicas e informações sobre pets, continue lendo nosso blog mensal: www.petshousecentroveterinario.com.br/blog

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Ainda não baixou o guia completo de vacinas para caês?