Tudo sobre castração de gatos: mitos e verdades sobre este tema!

Tudo sobre castração de gatos: mitos e verdades sobre este tema!

Com este blog, você aprenderá o que é a castração em gatos, como funciona e o porquê você deve realiza-la o quanto antes!

A castração, tanto em cães quanto em gatos, reduz em até 90% a chance de risco de câncer nos animais. Ela ainda é um tema polêmico para quem não conhece seus benefícios, o passo a passo do procedimento e o porquê ela deve ser feita. A castração é um processo simples, rápido e muito eficiente – evitando diversas doenças fatais e melhorando a qualidade de vida dos pets. Para facilitar ainda mais a sua procura pelo tema, a Pets House preparou um blog completo com tudo sobre castração de gatos, informando quais as vantagens, como funciona e alguns mitos e verdades sobre a castração dos felinos. Continue lendo para saber mais! 

Tudo sobre castração de gatos: por que é importante castrar? 

A castração não é somente um procedimento cirúrgico que ajuda a prevenir doenças e a garantir uma boa qualidade de vida do animal, mas também uma forma de combate ao abandono de animais, uma vez que evita a procriação e a propagação de doenças fatais para os felinos. Popularmente conhecida como castração, a orquiectomia (para machos) e a ovariosalpingohisterectomia (para fêmeas) consiste em um procedimento que realiza a retirada dos testículos ou úteros e ovários dos gatos. Muitas pessoas evitam a castração dos seus gatinhos porque têm medo que ela possa machucar o animal ou acreditam que os gastos da cirurgia sejam muito caros. Este processo não dói, e também já é possível encontrar quem realize castração de graça! A castração é indispensável para quem deseja garantir mais longevidade e que o seu pet esteja sempre feliz e confortável. 

Tudo sobre castração de gatos: quais as vantagens deste procedimento?

Como já citado anteriormente, a castração de gatos possui diversos benefícios, que vão desde o controle populacional de animais, evitando que muitos pets vivam na rua, até o combate e prevenção a doenças perigosas. As vantagens da castração são diversas, sendo as principais: 

  • Fim das complicações durante o período de cio para as fêmeas;
  • Diminuição do risco de aparecimento de doenças graves como câncer nas mamas, útero e complicações genito-urinárias;
  • Aumento da qualidade de vida dos gatos;
  • Diminuição do estresse, deixando os pets mais calmos e felizes;
  • Diminuição dos riscos de atropelamento e brigas de ruas;
  • Melhora o comportamento dos animais em seu lar.

Tudo sobre castração de gatos: quando deve ser feita a castração?

Não existe uma idade exata para realizar este procedimento, mas o recomendado pela maioria dos veterinários é que ela seja feita antes que o gato atinja a maturidade sexual, evitando o estímulo hormonal. O período entre 6 a 8 meses de vida é o ideal para poder realizar a castração. Não é recomendado que a castração seja feita quando o gato for muito velhinho, afinal, ele pode ter problemas para suportar anestesias e os métodos necessários da cirurgia. Para donos que desejam evitar a ninhada de animais, a castração deve ser feita o quanto antes, não permitindo também que eles permaneçam na presença do sexo oposto. Vale ressaltar que a castração feita em fêmeas antes do primeiro período de cio pode prevenir muitas doenças específicas que atingem as gatinhas, como câncer nas mamas, útero e ovários.

Tudo sobre castração de gatos: quais são os cuidados no pós-operatório? 

Apesar de parecer a etapa mais difícil do procedimento de castração, o pós-operatório demanda apenas que o animal tome os medicamentos necessários para controle da dor, receitados pelo veterinário e que utilize as roupas especiais ou o colar cirúrgico, evitando que o pet lamba ou morda os pontos, pois essa ação pode prejudicar a cirurgia e infectar o local. Recomenda-se, ainda, que o pet permaneça em repouso, evitando subir e descer locais muito altos ou se movimentar por muito tempo. Por possuírem uma pré-disposição ao aumento de peso (que não significa que eles podem engordar após o procedimento), é indispensável realizar o controle da quantidade de comida diário. 

Mito ou verdade: meu gato pode engordar ao ser castrado?

Mito! Após a castração em gatos machos e fêmeas, algumas ocorrências urinárias podem aparecer e o aumento de peso também pode afetá-los, afinal, o procedimento envolve todo o seu sistema reprodutor e urinário, porém, a castração é um método que, quando realizado, é totalmente acompanhado e monitorado por um médico veterinário, que definitivamente irá receitar os medicamentos necessários, cuidados com o peso e saúde, garantindo que o seu bichinho poderá passar pelo período de recuperação tranquilamente. 

Mito ou verdade: os gatos ficam mais tristes após serem castrados?

Você deve pensar que os animais podem ficar mais tristes e cabisbaixos após serem castrados, afinal, trata-se de um procedimento delicado. Mas isso não é verdade! O estímulo hormonal é responsável por provocar certas atitudes como demarcação de território e agressividade, e como este hormônio é cortado na hora em que os testículos são removidos, o animal se torna mais calmo, dócil e tranquilo, evitando hábitos anti-higiênicos e comportamentos radicais. 

Mito ou verdade: a castração afeta mais as fêmeas do que os machos?

Verdade! A castração para gatinhas é um procedimento um pouquinho mais complicado, uma vez que, para ter acesso ao útero e para os ovários, é preciso cortar toda a musculatura da barriga, enquanto nos machos, é feita apenas a remoção dos testículos e da bolsa escrotal, sem a necessidade de mexer no interior do pet. Mesmo assim, a castração continua sendo recomendada tanto para machos quanto para fêmeas, a diferença será na hora da cirurgia e no pós-operatório. 

Mito ou verdade: a castração torna os gatos mais educados?

Quando falamos que a castração só traz benefícios, estamos falando a verdade! Normalmente, os gatos costumam a serem mais educados após a castração, sem fugir de casa, fazer xixi por todos os cantos, brigar nas ruas com outros gatos por disputas pelas felinas e até mesmo saírem pela casa arranhando os móveis. Isso porque esses comportamentos podem ser motivados pelo estímulo sexual, e como ele é cortado com a castração, eles não sentem mais essas vontades estranhas. Mas vale lembrar que eles ainda podem pegar tais hábitos, por isso, a importância de realizar a castração bem cedo! 

Tudo sobre castração de gatos: a castração deve ser realizada em um local confiável!

Por se tratar de um procedimento delicado e que demanda uma recuperação específica, a castração deve ser realizada em um local de confiança por um médico veterinário experiente. É de extrema importância que o seu pet seja tratado com carinho desde o início, que sejam feitos exames antes e após da castração e que o período de pós-operatório seja seguido corretamente. Um bom veterinário irá recomendar remédios para controlar o peso, a dor que o pet pode sentir e até mesmo antibióticos para prevenir doenças que podem se instalar em casos de baixa imunidade. Felizmente, a Pets House possui especialização em áreas como Cardiologia, Endocrinologia e Oncologia, garantindo que qualquer ocorrência será tratada com o melhor cuidado e carinho. Você pode consultar os nossos serviços e agendar o seu horário para uma avaliação e check-up completo do seu pet no site virtual da Pets House!

Acesse www.petshousecentroveterinario.com.br/clinica e conheça os serviços da nossa clínica.

Para mais conteúdos mensais com tudo sobre cães e gatos, continue de olho em nosso blog mensal: www.petshousecentroveterinario.com.br/blog

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Ainda não baixou o guia completo de vacinas para caês?